História
Museu da Chácara do Céu
Museu do Açude
Coleções
Exposições
Programas
Atividades Educativas
Associação Cultural
Principais Patrocínios
Produtos MCM
Gravuras
Publicações
Visitas e Horários
Mapas de Acesso
Equipe
   
 


A propriedade do Alto da Boa Vista, adquirida por seu pai em 1913, foi reformada por Castro Maya a partir dos anos 20, dando-lhe uma fisionomia de residência neocolonial. Localizado numa área de 151.132m² na Floresta da Tijuca, o Museu do Açude tem como proposta relacionar o patrimônio cultural ao natural.

De acordo com a filosofia dos Museus Castro Maya, a programação do Museu do Açude procura articular cultura e natureza, trabalhando com a idéia de patrimônio integral, considerando igualmente tanto o seu acervo cultural quanto o natural.

No conjunto de edifícios e jardins formais de inspiração portuguesa que compõem o Museu do Açude encontra-se a coleção de azulejaria - painéis franceses, holandeses, espanhóis e, sobretudo, portugueses dos séculos XVII ao XIX - e louça do Porto, tipo de faiança ornamental, fabricada a partir do século XIX em Portugal.

A coleção de arte oriental reunida por Castro Maya, anteriormente exposta em ambos os museus e agora ambientada no Museu do Açude, possui exemplares raros de escultura chinesa, indiana e indochinesa, bem como de porcelanas de procedências diversas. As artes aplicadas estão igualmente representadas por expressivo conjunto de mobiliário luso-brasileiro, prataria de origem brasileira, portuguesa, inglesa e francesa e por cristais franceses.

A partir de 1999 foi criado o Espaço de Instalações Permanentes do Museu do Açude, projeto cultural com características inéditas no Brasil, cujo perfil acompanha uma tendência internacional de transformar grandes espaços públicos em museus a céu aberto - um circuito expositivo ao ar livre, cuja idéia é relacionar o vigor da produção contemporânea da arte brasileira à paisagem natural do entorno do Museu do Açude. Integram este circuito as obras de Iole de Freitas, Anna Maria Maiolino, Helio Oiticica, Lygia Pape, Nuno Ramos, Josť Rezende, Piotr Uklanski e Eduardo Coimbra.

     




 
Apoio:

Copyright © 2003 Museus Castro Maya
Todos os direitos reservados. Termos e Condições.